O sucesso de um site, seja ele de informações ou para uma divulgação mais pessoal, está diretamente ligado aos fatores de usabilidade, que diz respeito aos processos que auxiliam na realização de tarefas dentro do ambiente gráfico da Web.
Entre estes fatores, importantes para que as metas do publisher sejam conquistadas, estão:
NAVEGAÇÃO: parte da estrutura do site. Se não existir um bom sistema de navegação, as chances do endereço eletrônico falhar miseravelmente aumentam - e muito, já que a navegação engloba os meios que o internauta terá para se localizar no site. O diagrama de fluxo (mapa do site) é a principal medida para assegurar um bom sistema de navegação, mostrando uma representação organizada das páginas do site. Ou seja:
Quanto mais facilidade para navegar = Aumentam as chances de retorno dos internautas
INTERATIVIDADE: trata-se do diferencial da Internet e da mídia tradicional. Se bem explorado, o potencial interativo da Internet pode contribuir para o crescimento de sites informativos rapidamente. O uso de enquetes, fóruns de discussão e redes sociais estimula a participação do leitor, também conquistando dele a fidelidade e o interesse. Dica: assuntos considerados polêmicos geram mais discussão, sendo estes perfeitos para enquetes on-line, que não possuem o mesmo grau científico de pesquisas de opinião.
ESTRUTURA DAS PÁGINAS: a página principal, também conhecida como home page, funciona como ponto de entrada para os internautas acessarem o conjunto total de páginas disponíveis. Em um site de notícias, a distribuição dos elementos e a velocidade de visualização são importantíssimas para tornar o endereço eletrônico mais atraente aos olhos dos usuários. O uso de um padrão uniforme de design (incluindo um título) nos jornais on-line contribui para aumentar a confiança do leitor.
ADEQUAÇÃO DA TECNOLOGIA: novas opções gráficas surgem a cada dia para incrementar o layout dos sites de notícias, o que aumenta a interatividade entre os usuários. Mas existem certos problemas na questão do avanço tecnológico, como restringir (ou limitar) a audiência do site, pois quanto mais nova a tecnologia, menor será o número de usuários. Outra questão é a capacidade dos computadores. Certos recursos podem exigir placas de vídeo e som "superiores", o que acaba por diminuir a audiência on-line.
ESTUDO DA AUDIÊNCIA E DO COMPORTAMENTO DO INTERNAUTA: o número de acessos, tempo de visita e horários mais frequentes de uso. Os responsáveis de sites noticiosos devem estar atentos a estes fatores, pois estão diretamente ligados ao público leitor, que determina a sobrevivência de um site. Como é feita a medição: Quando uma pessoa visita um site e realiza o pedido de um documento, o servidor grava esse pedido em arquivos log. Esses registros rastreiam o comportamento do usuário e fornecem informações necessárias para eventuais correções e ajustes técnicos.

Nenhum comentário:
Postar um comentário