De acordo com Pedro Aguiar*, as Agências de Notícias são "empresas especializadas em coletar informações de interesse jornalístico dispersas, formatá-las como notícia e redistribuí-las para assinantes - veículos de imprensa que são seus clientes comerciais e pagam para ter o direito de publicar o material recebido".
Sendo assim, as Agências são vendedoras de notícias, se beneficiando da distribuição de seus contratados para vender notícias aos mais diversos meios de comunicação (jornais impressos e virtuais, emissoras de TV e/ou rádio) e servindo de complemento ao trabalho dos repórteres.
Tomando a definição de Aguiar, a Agência de Notícias do Acre não se encaixa neste quesito comercial, já que serve mais como veículo de divulgação das ações ligadas ao governo para a imprensa local, sem retorno ou perspectiva de lucro a partir das matérias ali veiculadas.
Talvez o termo "Portal/Site de Notícias" possa ser empregado com mais adequação à estrutura e à publicação das matérias que são realizadas.
* Pedro Aguiar é jornalista e mestre pela Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO/UFRJ).

Nenhum comentário:
Postar um comentário