Pensar no usuário é fundamental em qualquer estratégia online. Não se pode ignorar preferências, gostos e impressões dos internautas. Então, se você quer melhorar a experiência do usuário com o seu canal online é importante pensar em usabilidade web e ouvir o que o seu público-alvo tem a dizer.
Alguns fatores são fundamentais para que o "sucesso" do seu site seja alcançado;
- Principais fatores: 1 – Navegação 2 – Interatividade 3 – Estruturação das páginas 4 – Uso correto da tecnologia 5 – Estudo da audiência e do comportamento do internauta.
A primeira e uma das mais importantes é a NAVEGAÇÃO: É a estrutura do site. São os meios que o usuário terá para localizar-se dentro do site e encontrar seu caminho (ida e volta) ao longo da navegação.
Não pode ser esquecida no design. Se não houver um bom sistema de navegação, o site irá falhar miseravelmente.
Está diretamente ligada à interface gráfica: quanto mais fácil um site for de navegar, mais confortável será sua interface.
Barra de navegação: é o recurso mais comum para orientar e localizar o usuário dentro do site, ajudando o internauta a decidir seu caminho na busca por informações.
A principal medida para assegurar um bom sistema de navegação é criar um “mapa do site”, que mostra todas as seções (principais e secundárias) / representação organizada das páginas do site. Se bem executadas, as ferramentas gráficas de navegação garantem o aumento da probabilidade de retorno dos visitantes ao site.
A interatividade com o usuário é a característica mais marcante que diferencia a Internet da mídia tradicional. Em maior ou menor nível, o correio eletrônico, os grupos de discussão, as listas de distribuição, os chats e a Web proporcionam formas variadas de interações entre leitores e órgãos de comunicação.
A Estrutura das páginas nada mais é que a distribuição dos elementos da página da web, todos os sites são organizados a partir da home page que é como um ponto de entrada para o usuário acessar o total de páginas que estão disponíveis para o usuário. As regras usadas para a distribuição de elementos deve ser a mesma que é adotada nos jornais impressos, mas enquanto as informações nos jornais são distribuídas em cadernos, no jornal online o conteúdo é organizado em páginas eletrônicas.
As páginas são ligadas entre si, pelo link ou hiperlink. O link não se restringe apenas à navegação, é também a possibilidade de interligar qualquer documento, sejam estes vídeos, gráficos, fotos ou páginas.
Um link pode exercer uma ou mais funções e pertencer a mais de uma das cinco categorias seguintes: de navegação, interno, externo, associativo e embutido.
Link de navegação: Liga uma página a outra, permitindo que os usuários possam navegar pela web. Por sua natureza, todos os links são de navegação, mesmo que tenham outras funções.
Link interno: Permite que o usuário navegue dentro de um site, como:
- Links de navegação que guiam o usuário dentro do site, como o botão home, por exemplo.
- Links que conduzem o usuário para outras seções da mesma história ou para recursos adicionais como arquivos de áudio ou imagem; e
- Links que levam as pessoas para histórias similares dentro do mesmo site ou no arquivo do próprio site.
Link externo: dirigem o internauta para outros sites da web.
Link associativo : utilizado com o propósito de obter mais informações como o Leia mais ou Saiba mais.
Link embutido: é marcado diretamente em uma palavra ou frase. Exigem um cuidado especial quanto à escolha das palavras para qual foi feita a ligação. Um padrão uniforme de design faz com que o usuário saiba o que esperar em cada página.
A acessibilidade de um site começa com a premissa de todos podem navegar. Afinal, devemos criar um projeto virtual acessível, ficando sempre atentos aos aspectos relacionados ao acesso do leitor e do seu comportamento enquanto navega. A internet fornece ferramentas para que se saiba dessas informações.
Esses registros rastreiam o comportamento do usuário e fornecem informações necessárias para eventuais correções e ajustes técnicos. Agora, só nos resta estar atentos a essas ferramentas e usá-las a nosso favor.

Nenhum comentário:
Postar um comentário